08 junho, 2010

O que Serra pensa dos seus eleitores

O que uma pessoa pensa de outra se expressa no seu comportamento, no modo como se dirige ou responde à outra parte. Se é assim, Serra tem deixado claro para quem quiser entender a opinião de que o eleitorado brasileiro é incapaz de compreender as questões mais rasteiras. Vejam se estou errado:

Primeiro, usando a manjada tática de hipostasiar dossiês, ele tenta atingir Dilma com acusações. O PT anuncia a intenção de ajuizá-lo -- e o faz --, a fim de exigir que ele apresente os fundamentos das suas acusações. Por último, e surpreendentemente, Serra declara que a interpelação judicial do PT é um factóide e pede o fim da 'baixaria'. Parece uma variação da antiga estratégia de propaganda nazista: repetir uma mentira até que ela se torne verdade. Como se o emprego constante da palavra baixaria, atribuída ao PT, fosse capaz de mascarar os fatos que notoriamente vinculam o PSDB a práticas que se ajustam com perfeição à categoria das baixarias.

Para Serra, acusar sem provas é um ato legítimo, perfeitamente justo e que reflete a política em seu mais elevado nível. Baixaria é contestar na justiça a legitimidade de acusações semelhantes. Serra é um sujeito inteligente, eu não me sinto confortável considerando outra opção. Portanto, não acredito que ele não seja incapaz de enxergar as consequências de suas declarações. O que eu acho é que ele tem em baixíssima conta a inteligência dos seus eleitores e por isso não se preocupa em articular um discurso consistente. O que nos leva a uma antinomia: como alguém pode ser considerado inteligente fazendo juízos tão ingenuos, para dizer o mínimo.

Agora, gênio mesmo é o Sérgio Guerra, cotado pra ser vice na chapa do PSDB, que soltou essa no Twitter, quando soube da intenção do PT de interpelar seu candidato: "É o cúmulo da inversão ética. Quem deve alguma explicação a respeito dessa fábrica de dossiês é o PT e a campanha da Dilma". Ou seja, na cabeça desse gênio que é um dos responsáveis por chancelar nossas leis, o PT precisa provar que é inocente. O contrário é uma inversão ética.

O PSDB deve estar sofrendo de esquizofrenia.

Nenhum comentário :