09 maio, 2010

Clipping de notícias de interesse eleitoral #1


Vocês sabem que em ano de eleição a política é predominante. Sabem também que não morro de amores pela chapa Dilma-Temer. Minha preferência -- podem me chamar de romântico -- era pelo apoio do PT à candidatura de Ciro Gomes, pela sua presença na chapa, ainda que como vice, ou, em último caso, pela promessa de que lhe concedessem a Casa Civil. Eu considero indispensável a presença de Ciro nos postos mais destacados do Executivo. Ciro, no entanto, é visto como um elemento de instabilidade. Especialmente porque ele representa a democracia no sentido amplo, aquela que não se nega ao debate -- mesmo o debate interno --, e para o qual não faz sentido calar ou enfraquecer as posições contrárias, é preciso discuti-las, para adotar ou refutar suas premissas. Bem, esse cenário muito provavelmente não se realizará. Assim, mesmo sem cair de paixão pela chapa apreesentada pelo PT, parece inevitável apoiá-la. Notem que esse ano nem o governo estadual (da Bahia) escapou dos movimentos questionáveis. Wagner chamou para compor a chapa um notório aliado de ACM em outros tempos, Otto Alencar. Repito que tenho dito faz algum tempo: falta auto-estima ao PT.

Minhas inclinações políticas não são novidade para ninguém. Sendo assim, esse espaço, o clipping de notícias, será destinado a circular informações indispensáveis à sustentação das candidaturas que eu penso que precisam ser vencedoras, apesar das críticas possíveis. Seria interessante que houvesse outras iniciativas desse gênero -- mesmo na direita. É uma pena que inexistam espaços democráticos e pensantes na direita. A coisa toda ali segue a cadência de Reinaldo Azevedo e variantes (salvo a exceção d'A Torre de Marfim, que, no entanto, tem renunciado ao seu antigo papel). Parece importante para o amadurecimento do debate que tenhamos informações de todo o gênero e para que possamos amadurecer as conversas, filtrando ideias e divulgando opiniões.

Os próximos posts da série não serão acompanhado de longos textos, apenas uma compilação semanal de alguns poucos links que eventualmente podem ter um comentário ladeado. A propósito, a política baiana e a política nacional serão os dois maiores focos.

Bahia gera mais de 10.000 empregos em Março e tem melhor saldo do Nordeste
Entrevista de Jaques Wagner para o Terra: Entrevista interessante, Wagner faz referência a números ilustrativos que sustentam um imagem inversa àquela que a oposição quer colar em seu governo, especialmente na saúde e segurança pública
Imbassahy diz que Wagner deveria se preocupar com segurança pública: a segurança pública é a menina dos olhos da oposição e a tecla única na qual todos baterão, apelando especialmente para as análises descontextualizadas que retiram a violência de um quadro histórico crescimento e ignorando o debate sobre direitos humanos, antes amordaçado pelas práticas dos antigos governos.
“Wagner é um nefelibata”, diz ex-ministro Geddel: com toda a cara de pau do mundo, supondo o retardo mental dos eleitores, Geddel tenta vender a ideia de que saiu do governo não por interesse próprio, motivado por suas ambições políticas, mas por discordâncias no modo como a adminstração estadual era conduzida.
Várzea Nova: Governador inaugura mais quatro postos de saúde
Deputado ACM Neto (DEM) livra a cara do “deputado do Castelo”: essa notícias deve ser lida tendo outra ao fundo: ACM Neto diz que acusações contra deputado do castelo são 'irrespondíveis. Que mudança, hein? Em frente aos holofotes, promessa de apuração e rigor. Poeira assentada, impunidade. Quem sai aos seus não degenera.
Como nasce um coronel: falando em ACM Neto, um artigo do Fernando Rodrigues sobre o rapaz.
Homicídios crescem 23% em São Paulo
Gabinetes de deputados federais enviam e-mails difamatórios contra Dilma
Serra diz que Lula 'está terminando bem o governo: É uma estratégica temerária a que Serra vem adotando.

Vale lembrar que uma coleção de notícias que devem ser consideradas nesse momento estão categorizadas na tag "Eleições-2010" no meu perfil no delicious.