13 novembro, 2008

Sobre o excesso de links, e outros links

Este texto serve de esclarecimento. Não sem razão eu entupo meus textos com uma profusão de links. As matérias que circulam pela internet, para mim, são documentos que pela diversidade servem às finalidades democráticas de exercer a pluralidade, filtrar idéias e desenvolvê-las. E é preciso registrar o que é de interesse público. Aliás, dois propósitos, um ideológico, outro técnico, orientam esse registro. O ideológico, como eu já anotei, refere-se à necessidade de estar bem informado para comentar as questões relativas ao nosso país, de contar com a mais variada gama de informações e opiniões, a fim de formar uma idéia própria da paisagem desenhada por tão diferentes meios -- e poder, assim, fundamentar uma opinião. O segundo propósito, técnico, diz respeito ao acúmulo de hiperlinks registrados nos mecanismos de pesquisa. Isso conta! Dessa forma contribuímos para que as futuras pesquisas, com tópicos similares, encontrem respostas mais rápidas.

Não se enganem, tudo isso é de enorme interesse público -- e será de grande valia nos futuros embates políticos. Servindo-me desta justificação, aproveito para indicar outras boas fontes de links.

O Portal Clipping do Ministério do Planejamento reune diariamente notícias e artigos dos principais jornais do Brasil. É sem dúvida uma espaço indispensável aos nossos passeios diários pelo mundo das notícias.

Nem todas as notícias relativas a operação Satiagaha, Daniel Dantas e quejandos, -- por exemplo -- eu adiciono aos posts, mas todas estão devidamente compartimentadas em minhas categorias no delicious. Assim, é possível acessá-las através das categorias, Daniel Dantas, Satiagraha, Gilmar Mendes, Protógenes, De Sanctis. Claro, uma notícia pode cair sob diversas categorias, ou em todas elas, portanto, a depender do seu interesse, convém selecionar uma especificamente. As mais gerais são Daniel Dantas e Satiagraha.

Por essas razões, a propósito, é que também se justificam minhas atualizações constantes. Para complementar as notícias já reunidas no texto e assim melhor servir aqueles que vem ao blog em busca de alguma informação. Espero que os registros sirvam a vocês tanto quanto são interessantes para mim! E que assim fique justificado meu excesso.

Nenhum comentário :