06 agosto, 2007

Ferramentas indispensáveis


Procurando um interessante programa de busca de arquivos baseado no Google, o Google Hacks, achei outras ferramentas que podem ser igualmente úteis.

O site Search Hacker tem a mesma função do programa só que não exige instalação.

E acima de tudo o livro Google Hacks (Tara Calishain, 443 p.), que pode ser encontrado através de uma simples busca pela palavra: hydracefallus. Não sei por que o cuidado em não apontar o atalho, mas desconfiado que sou, prefiro pecar por zelo ou ingenuidade a estragar de alguma forma o trabalho do benfeitor que tornou disponível a obra.

Algumas dicas são fantásticas. Por exemplo, vocês sabiam que a duplicação de uma keyword altera os resultados?

Busque por internet e depois por internet internet. Ainda que sejam palavras iguais os resultados se alteram; parece óbvio, mas como ferramenta conscientemente empregada pode trazer bons resultados. Para quem não domina os operadores básicos é igualmente esclarecer; cito alguns deles: OR, inurl, inanchor, site, intitle, etc. São muitos e realmente eficazes.

Talvez pareça algo inadequado esse tipo de conteúdo por aqui, mas é mera impressão. Na verdade a internet se tornou um meio seguro de aquisição de conteúdo cultural e Google uma ferramenta indispensável. Por exemplo, esses dias recomendei a um amigo o CD do Wilco, Sky blue sky, que eu considero um dos melhores lançados esse ano. Ele perguntou onde procurar e eu imaginei que não seria difícil encontrá-lo disponível em algum dos milhares de blogs que compartilham CDs. Achei sem dificuldade, cliquem aqui e confiram quantas referências podemos encontrar pela combinação de poucas palavras e um operador.

Além do mais, a inteira potência do Google nos empresta uma ferramenta polivalente que pode ser empregada para os mais diversos fins.

Nenhum comentário :