30 julho, 2007

Conflito de interesses

Como sempre Alon enxergou o conflito real mascarado pelo debate político, técnico e até moral, em torno do acidente de TAM e das circunstâncias relativas aos problemas aéreos. É comum que esses conflitos sejam encobertos pela conveniente poeira levantada pela prática do esporte nacional preferido: a capitalização política.

Transformar eventos em armas políticas e eleitorais é cousa antiga e ninguém escapa dessa atividade. Porém, a solução que toma as causas apontadas por esse tipo de distorção é sempre paliativa, pois não combate a real origem do problema. Enquanto se encena esta peça mórbida, nós continuamos vulneráveis a fatalidades, expostos ao risco iminente oculto e preservado pelo interesse que cada um tem de lucrar. Uns, financeiramente, outros, eleitoralmente.

O Brasil parece a prova definitiva de que o Estado moderno apenas dissimula e coordena a hostilidade entre os indivíduos que o constituem, orientando seu esforço unicamente em torno da propriedade privada em todas as suas feições. Temo que o bem público seja apenas uma ficção política.

Leiam:

Blog do Alon - Eu já tinha cansado antes. E uma sugestão (30/07)
Terra Magazine - "Fora Lula" domina passeata do "Cansei"

Nenhum comentário :